quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Perca a vergonha: se toque !

QUAL A IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DO AUTO- EXAME E DA MAMOGRAFIA?

No Brasil , nas últimas décadas têm ocorrido um significativo aumento de câncer de mama entre as mulheres  e consequentemente a mortalidade relacionada à neoplasia. As que tem maior probabilidade de desenvolver a doença são aquelas que estão expostas a fatores de risco, como fatores genéticos, estilo de vida ( sedentarismo, obesidade, dieta gordurosa, terapia de reposição hormonal a mais de cinco anos e ingestão alcoólica excessiva) e meio ambiente. Quando o câncer é descoberto na maioria das vezes ele se encontra em seu estado avançado, onde dificulta o tratamento e a possível cura. Mas esse quadro pode ser mudado quando a mulher é adepta a fazer o auto- exame, pois o nódulo pode ser encontrado precocemente, facilitando o diagnóstico e tratamento. O exame tem como objetivo que a mulher conheça as suas mamas que irá facilitar a percepção a alterações.
O auto exame pode ser feito mensalmente  pela mulher a partir dos 21 anos, sete dias depois da menstruação. E a mamografia, vai ser capaz de identificar lesões não palpáveis. O exame será feito anualmente a partir dos 50 anos de idade, e mais precocemente quando há casos na família. É fundamental o conhecimento mais aprofundado da mulher e as próprias mamas de forma a familiarizar-se com a forma, tamanho, aspecto da pele e do mamilo, o que vai facilitar precocemente, a detecção de anormalidades possibilitando um bom prognóstico, podendo evitar a mutilação da mama.

VOCÊ SABE REALIZAR O AUTO EXAME ?

Para realizar o auto exame é preciso conhecer os métodos e ter uma boa conduta frente às técnicas estabelecidas. A seguir vamos citar como começar a desenvolver o hábito de nos conhecer e perceber quando algo não está correto com o nosso corpo.

COMO REALIZAR O AUTO EXAME

 Se posicione em frente ao espelho observando os dois seios, primeiro com os braços caídos, depois com as mãos na cintura fazendo força nas mãos e, por fim, com elas atrás da cabeça. Você irá observar o tamanho, posição, forma da pele, aréola e mamilo. Faça o mesmo controle com os braços levantados e mantidos atrás da cabeça.





Pressione o mamilo suavemente e verifique se existe saída de qualquer líquido. Se o mamilo está umbilicado (metido para dentro como o umbigo) e não era assim, essa é uma alteração importante também e você deve marcar uma consulta o mais rápido possível.





Realize a palpação em pé; durante o banho, com as mamas ensaboadas, deslize as mãos sobre as mamas, com os dedos unidos, use a mão direita para palpar a mama esquerda e vice-versa. Procure caroços, alterações de consistência, secreções, ou saliências. Palpe também a axila e o pescoço. Não se esqueça, todo o seio deve ser palpado, mas dê particular atenção ao quadrante superior-externo.





Ao se deitar, coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita, inverta o procedimento para examinar o outro lado. Palpe toda a mama através de suave pressão sobre a pele com movimentos circulares, palpe a metade externa da mama que, em geral, é mais consistente, palpe agora as axilas.





E A MAMOGRAFIA VOCÊ SABE COMO É O PROCEDIMENTO ?

Na verdade, a mamografia é uma radiografia das mamas em várias incidências. Não tenha receio em fazer uma mamografia, pois, as doses de radiações que são usadas atualmente são muito pequenas e o exame anual não representa qualquer risco. A mamografia é um exame insubstituível na prevenção do câncer de mama permitindo assim a detecção de alterações mínimas e revelar nódulos que não são perceptíveis à palpação.








- Referências Bibliográficas:
Semiologia: Guia Prático Para Enfermagem / Janet R. Weber; Tradução João Clemente Barros; Revisão Técnica Sônia Regina de Souza. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
Tradução de: Nurse's handbook of health assessment, 5th ed.


SILVA, Raimunda Magalhães et.al. Realização do auto-exame das mamas por profissionais de enfermagem. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo  vol.43, no.4, Dec. 2009. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000400023&lang=pt&tlng=pt> Acesso em 16 de agosto de 2011. 

2 comentários:

  1. Oi meninasss...
    Primeiro gostaria de parabenizar o blog de vcs,
    estou adorando tudo...
    Sobre o post de exame das mamas eu sentir falta de vcs descreverem como o enfermeiro deve se posicionar e como realizar esse exame!
    beijoss,Camila Freitas (monitora)

    ResponderExcluir